Apostilas Impressas

Apostilas impressas

As apostilas impressas você recebe em seu endereço cadastrado conforme o prazo informado em seu pedido. Para pagamentos via boleto, a confirmação é feita em até 2 dias úteis; via cartão, a aprovação é imediata.

Apostila Prefeitura Municipal de Taubaté - SP - Professor Educação Infantil

cód.: 068SOLUÇÃO-Pref.Taubate-ProfessordeEducaçãoInfantil
  • 100% Seguro na Transição
    de Dados e Compra
  • Editora Solução 30 Anos Aprovando
    candidatos



Descrição

ATRIBUIÇÕES
Professor de Educação Infantil
Ministra aulas no ensino infantil, visando o desenvolvimento educacional do aluno. Participa de treinamentos de capacitação e outros eventos didáticos – pedagógicos, sempre que convocado pela Secretaria de Educação. Executa outras atividades correlatas. Interage com a família envolvendo-a na aprendizagem dos alunos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Portuguesa e Interpretação de Textos: Leitura e interpretação de textos literários e não literários – descrição, narração, dissertação, etc. Fonética: Encontros vocálicos – ditongo, tritongo, hiato. Encontros consonantais. Dígrafos. Classificação das palavras quanto ao número de sílabas - monossílabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas. Divisão silábica. Sílaba tônica. Classificação das palavras quanto ao acento tônico - oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas. Ortoépia. Prosódia. Ortografia. Acentuação Gráfica. Crase. Notações léxicas. Abreviatura, siglas e símbolos. Morfologia: Estrutura das palavras – raiz, radical, palavras primitivas e derivadas, palavras simples e compostas. Formação das palavras – derivação, composição, redução, hibridismos. Sufixos. Prefixos. Radicais. Classificação e flexão das palavras - substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, etc. Semântica: Significação das palavras – sinônimos e antônimos. Análise sintática - frase, oração e período. Termos Essenciais da Oração - sujeito, predicado. Termos integrantes e acessórios da oração - objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo, etc. Classificação das orações: principal, coordenadas, subordinadas, reduzidas, etc. Sinais de Pontuação – emprego da vírgula, ponto-e-vírgula, dois-pontos, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências, parênteses, travessão, aspas, colchetes, asterisco, parágrafo. Sintaxe de concordância – nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Sintaxe de colocação. Modos e tempos verbais, infinitivo, gerúndio e particípio.

Legislação do Ensino: Plano Nacional da Educação – Lei nº 13.005/2014 de 25/06/2014. Constituição Federal, artigos 205 a 214, 226 a 230, artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Lei Federal nº 9.394/1996 e suas alterações - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal nº 11.494/2007 - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Lei Federal nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 1º ao 6º, 53 a 59, 83 a 85. Lei 11.738/2008 – Institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Resolução CNE/CEB nº 2/2001 - Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 5/2009 - Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB nº 7/2010 - Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Lei Complementar nº 180/2007 - Estatuto do Magistério do Município de Taubaté e suas alterações.

Conhecimentos Pedagógicos: CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. (cap. 8). 137 – 166. In CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2002. CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CANDAU, Vera Maria (org.) Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000. CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011. DELORS, Jacques (Presidente). Educação: Um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília, 2010. FREIRE, Paulo. Educação: Sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O educador: vida e morte, 2ª ed. Rio de Janeiro, Graal, 2010. GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: Inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto
Paulo Freire. GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília. UNESCO, 2001 (acessível em http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf). HERNANDES, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998, Cap. 1 - 4. HOFFMAN, Jussara. Avaliar para promover as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2004. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Disciplina e integração curricular: História e Política. Rio de Janeiro: DPA, 2002. MACEDO, Lino. Os desafios da prática reflexiva na escola. Revista Pátio. Porto Alegre: Ano VI, nº 23, p. 12 – 15. Set / out 2002. MOLL, Jacqueline et al. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. UNESCO/Cortez Editora, cap. 3 e 4, p. 47- 78, e cap.6, 93-104, 2000. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Editora Érica, 2004. PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2010. As inteligências múltiplas e seus estímulos - Celso Antunes (Editora Papirus). Como desenvolver competências em sala de aula - Celso Antunes (Editora Vozes). Teorias Psicogenéticas em Discussão - Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloísa Dantas (Summus Editorial).

Conhecimentos Específicos: Diferenças individuais: fatores determinantes e capacidades mentais. Desenvolvimento da inteligência. Estágios do desenvolvimento da criança. O processo de socialização. A teoria de Piaget sobre a linguagem e o pensamento da criança. Pensamento e palavra. Princípios e fundamentos dos referenciais curriculares. Desenvolvimento físico e motor. Necessidades básicas e desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento da linguagem. A Organização do tempo e do espaço na Educação Infantil. Desenvolvimento infantil e o brincar. Normas para utilização dos brinquedos. Diferentes culturas e a brincadeira. Jogos e suas características: pedagógicos, de raciocínio e psicomotor. Artes visuais e a exploração da imagem. Sucata: criatividade em brinquedos. Linguagem: formas de contar estórias. Corpo:
dinâmicas/recreação. A qualidade na educação infantil. Proposta Pedagógica na Educação Infantil. Metodologias de Trabalho. Avaliação na Educação Infantil. Bibliografia referencial: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Volume 1 – Introdução. Volume 2 - Formação pessoal e social; Volume 3 - Concepção de mundo (acessíveis no portal.mec.gov.br). BASEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa & SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999. BARBOSA, Maria Carmen S.; HORN, Maria das Graças. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2008.BRASIL. Ministério da Educação. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a educação
infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. FERREIRO, Emília: TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 4. Ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual,1997. GOLDSCHMIED, Elinor, Educação de 0 a 3 anos: O atendimento em creche. Tradução: Marlon Xavier. 2 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2006. KAMII, Constance. A Criança e o Número. Campinas – SP: Papirus, 2012. SALLES, Fátima; FARIA, Vitória. Currículo na Educação Infantil: Diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica, 2ª edição revisada e ampliada editora ática São Paulo, 2012. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (acessível no portal.mec.gov.br). Música na Educação Infantil - Teca Alencar de Brito (Peirópolis, 2ª ed., 2003).


Materiais relacionados